Página Inicial > Sem categoria > Aliança Social Continental reúne GT’s de Agricultura

Aliança Social Continental reúne GT’s de Agricultura

Reunião dos GT's da ASC

 

Está ocorrendo em Foz do Iguaçu uma Oficina dos Grupos de Trabalhos sobre Agricultura da Aliança Social Continental (GT/ASC). Estão presentes diversos representantes dos movimentos sociais, populares e sindicais do campo. O Inesc está representando, junto com a Fetraf e a Contag, o GT de Agricultura da Rede Brasileira pela Integração dos Povos (Rebrip).
A reunião com organizações do Cone Sul objetiva promover uma troca de informações sobre a conjuntura dos países e definir estratégias conjuntas. Estão presentes lideranças da Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai.
No primeiro dia foi discutida, a partir das diversas visões da economia política, a crise financeira e a arquitetura de comércio global. Nas discussões ficou claro que a crise tem sido um fator de recuperação e fortalecimento do modelo capitalista, que tem encontrado saídas por meio da queima capital financeiro (falências) e físico (guerras).
Discutiu-se, também, a arquitetura do comércio global. Houve uma exposição sobre a Organização Mundial do Comércio (OMC) e um debate sobre a agricultura neste espaço. As organizações são contra os acordos sobre agricultura que estão sendo realizados na OMC. A palavra de ordem é “Agricultura fora da OMC”. As organizações entendem que discutir o comércio de produtos alimentares é transformá-los em meras mercadorias.
As próximas rodadas da Oficina deverão abordar as questões da integração regional, do Parlamento do Mercosul (Parlasul) e a definição de linhas comuns de ação para os GT’s de agricultura da Aliança Social Continental.

Edélcio Vigna, assessor do Inesc

Sem categoria

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. Nenhum trackback ainda.