Página Inicial > Sem categoria > “As geleiras continuam derretendo”. Leia o post de Marcelo Leite

“As geleiras continuam derretendo”. Leia o post de Marcelo Leite

“Se você leu abaixo que o IPCC pisou na bola na sua previsão de que as geleiras do Himalaia poderiam derreter poer completo até 2035, leu também que a mancada não invalida toda a interpretação em seu Quarto Relatório de Avaliação (AR4) de que o derretimento de geleiras EM GERAL ameaça o fornecimento de água para populações da Ásia. O Himalaia guarda uma das mais famosas geleiras do mundo, mas é apenas uma entre milhares, e na média tudo indica que elas estão mesmo encolhendo.geleira

Veja o gráfico acima. Ele apresenta um resumo do acompanhamento sistemático e padronizado de uma centena delas realizado pelo Serviço Mundial de Monitoramento de Geleiras (WGMS), respeitado centro com sede na Suíça. Se tiver curiosidade, veja os dados publicados anteontem – é o tipo da informação que você não vai encontrar em blogs, colunas e sites de “céticos” (negacionistas) da mudança climática”.

Marcelo Leite

O texto acima é uma reprodução do postado no blog do Marcelo Leite, na Folha Online.

Sem categoria

  1. 6, setembro, 2010 em 17:47 | #1

    Não consigo entender. Se 30% do planeta na superfície em metro quadrado é terra, é 70% é agua, quanto porcento é gelo? Se baixar 1 metro de toda area quadrada (terra e gelo) os oceanos matematicamente subiriam apenas 30 centímetros, ou tem haver o gelo que derete embaixo da agua, digamos que este gelo concentrado tenha 15% a mais de agua. to maluco? ou tem exagero!

  1. Nenhum trackback ainda.